ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Leia o seguinte texto sobre o bicho-preguiça.

 

A preguiça é um mamífero de pelos e garras longas pelas quais se pendura aos galhos das árvores. Seu nome está associado ao metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. Possui hábitos solitários e hábitos alimentares restritos, alimentando-se, principalmente dos frutos da Embaúba. Por possuir o metabolismo muito lento, dorme cerca de 10 horas por dia, pendurada nas árvores. Na reprodução dá apenas uma cria, e apenas a fêmea cuida do filhote. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a onça-pintada. (Adaptado de: . Acesso em: 20 maio 2016).

 

A descrição feita no texto refere-se ao(à):


comunidade da preguiça.
organismo da preguiça.
habitat da preguiça.
população da preguiça.
nicho ecológico da preguiça.

Os tucanos-toco (Ramphastos toco) são aves incrivelmente habilidosas apesar do enorme bico. Alimentam-se de pequenos artrópodes, frutos e sementes. Sua maturidade sexual é atingida a partir dos dois anos de idade e do acasalamento pode originar 2 a 4 filhotes. De acordo com o IBAMA não são aves ameaçadas de extinção apesar do intenso comércio ilegal desta espécie. (SILVA et al, 2010).

 

O trecho acima refere-se ao:


Habitat do tucano-toco.
População de tucano-toco.
Predadores do tucano-toco.
Importância ecológica do tucano-toco.
Nicho ecológico do tucano-toco.

Associe corretamente a segunda coluna, de acordo com a primeira:

 

FORMAÇÃO DE CERRADO

 

(1) Stricto sensu

(2) Cerradão

(3) Campos cerrados

 

CARACTERÍSTICAS

 

(   ) compõe-se principalmente de espécies arbóreas, que promovem o fechamento de dossel numa média de 70%.

(   ) caracteriza-se por clima tropical, com uma estação seca que dura de 5 a 7 meses, cujos rios não secam, mas têm vazão diminuída.

(   ) apresenta-se com árvores que superam 15m de altura, mas, devido às condições de luminosidade, ainda ocorre formação arbustiva e arbórea.

(   ) trata-se da formação típica do cerrado, sendo composta por diversas espécies de árvores, em sua maioria tortuosas e baixas, com cascas grossas.

(   ) mostra-se descontinuamente, em se tratando do estrato arbóreo, havendo arbustos e subarbustos espalhados entre as árvores.

(   ) os solos dessa formação são arenosos, ácidos e, devido principalmente ao excesso de alumínio, são pobres em substâncias químicas.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


2, 3, 2, 1, 1, 3
3, 2, 1, 1, 3, 2
3, 3, 1, 2, 2, 1
1, 2, 3, 3, 1, 2
2, 3, 2, 1, 3, 2

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 com o intuito de proteger a nascente de um dos rios mais importantes do país, o São Francisco, além de outras nascentes localizadas dentro de seus 71.525 hectares. Seu cenário belíssimo inspirou o pintor francês Jean-Baptiste Debret a pintar a Cachoeira Casca D’ Anta no século XIX. A fauna não é muito diversificada e apresenta diversas espécies em extinção: tatu-canastra, lobo-guará e o tamanduá-bandeira. Aves como o tucano-açu, a ema, o canário-da-terra e o curió também são encontradas ali. Durante a realização de uma aula de campo na Serra da Canastra - MG, os alunos do curso de Ciências Biológicas observaram que em determinada área da região existiam formigueiros pertencentes a diferentes espécies de formigas, e que elas interagiam entre si e com o ambiente na busca por recursos para sobrevivência da sociedade destes insetos. Analisando a área estudada e com base nos conceitos ecológicos estudados, um formigueiro formado por indivíduos da mesma espécie e vários formigueiros de espécies diferentes, referem-se respectivamente à:


 população e comunidade.
comunidade e população.
população e ecossistema.
ecossistema e população.
comunidade e ecossistema.

As abrangências das espécies estão frequentemente limitadas pelas condições físicas do ambiente. Em ambientes terrestres, a temperatura e a umidade são as variáveis mais importantes (RICKLEFS, 2009).

 

A citação acima é referente aos determinantes da distribuição da vegetação e, consequentemente do bioma. Sobre os biomas brasileiros julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

 

( ) O cerradão é uma formação florestal, pois se compõe principalmente de espécies arbóreas.

( ) A queimada é um fator importante para a Mata Atlântica, pois, favorece a liberação de nutrientes minerais a partir de detritos secos acumulados.

( ) Os pampas se localizam entre a Floresta Amazônica, o cerrado e a caatinga, mas também é possível encontrar pampas no Maranhão.

( ) A Mata Atlântica se distribui nas encostas da Serra do Mar, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.


VVFF
FFVF
VFVF
VFFV
FFVV

“O 1º Subgrupamento Independente de Bombeiro Militar localizado no município de Itabaiana, no Agreste Central de Sergipe, foi chamado no Inácio da tarde deste domingo (19), para combater um incêndio no Parque Nacional da Serra de Itabaiana, que é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes (ICMBIO). No local também fica o Parque dos Falcões, que é muito visitado por turistas. No início da noite as chamas podiam ser vistas da capital, que está a mais de 50 quilômetros da serra. Elas atingiram o topo da serra e segundo informações passadas pela equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que esteve no local para ajudar na avaliação das proporções do incêndio, fica muito próximo a área das antenas.” 

(Disponível em: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2017/02/incendio-atinge-parque-nacional-da-serra-de-itabaiana.html)

O incêndio relatado no trecho acima destruiu, em fevereiro de 2017, parte de uma área total de 8.024,79 hectares de mata atlântica. Porém, após a perturbação o ecossistema busca voltar ao seu equilíbrio, passando por diversas etapas até atingi-lo. Neste caso, este processo é denominado:


Seres.
Biocenose.
Clímax.
Sucessão ecológica primária.
Sucessão ecológica secundária.

Os fatores ecológicos que atuam sobre os seres vivos podem constituir elementos de resistência ambiental. Considerando a atuação dos fatores ecológicos sobre os seres vivos, analise as seguintes afirmações.

 

I – Os fatores ecológicos podem intervir na distribuição geográfica de certas espécies.

II – Os fatores ecológicos não modificam as taxas de fecundidade e de mortalidade das espécies.

III – Os fatores ecológicos favorecem o aparecimento de modificações adaptativas, como a hibernação.

 

Agora, assinale a alternativa correta sobre a atuação dos fatores ecológicos sobre os seres vivos.

 


Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Todas as formas de vida são tanto consumidoras quanto vítimas de consumidores. A predação, a herbivoria, o parasitismo e outros tipos de consumo são as interações mais fundamentais da Natureza porque tudo deve comer, e a maioria dos organismos se arrisca a ser comida. As relações predador-presa, herbívoro-planta e parasita-hospedeiro são todos exemplos de interações consumidor-recurso, que organizam as comunidades biológicas numa série de cadeia de consumidores (RICKLEFS, 2009).

 

O autor relata acima os diferentes tipos de interações, que apresentam características diferentes. Sobre as características de cada tipo de relação, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

 

( ) No neutralismo a interação é positiva e obrigatória para ambas as espécies.

( ) No comensalismo a interação é benéfica a uma espécie e neutra à outra.

( ) No amensalismo a interação é benéfica a ambas, mas não obrigatória.

( ) No mutualismo a interação é benéfica a ambas e obrigatória.


V, V, F, F
F, F, V, V
F, V, F, V
V, V, F, V
F, V, F, F

"O panda-gigante ou urso-panda (Ailuropodamelanoleuca) é um mamífero carnívoro endêmico da República Popular da China e está ameaçado de extinção. O focinho curto lembrando um urso de pelúcia, a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade. Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda alimenta-se quase que exclusivamente de bambu (99% de sua dieta), mas também come insetos e pequenos roedores como fonte de proteína. Um fato interessante é que o urso panda consume cerca de 40 kg de bambu por até 14 horas! Em cativeiro sua dieta consiste em bambu, cana-de-açúcar, mingau de arroz, biscoito especial rico em fibras, cenoura, maçã e batata-doce."

 

(Fonte: Adaptado de: WIKIPÉDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-gigante. Acesso em: 13 maio. 2016).

 

O texto acima traz informações sobre:


o habitat do urso-panda.
o nicho ecológico do urso-panda.
a população do urso-panda.
a comunidade do urso-panda.
o ecossistema do urso-panda.

As bactérias nos rumens das vacas e outros ungulados podem digerir a celulose das fibras vegetais, as quais as enzimas digestivas da própria vaca não podem fazer. As vacas se beneficiam porque assimilam alguns dos subprodutos da digestão bacteriana e do metabolismo para seu próprio uso. Por sua vez, as bactérias se beneficiam por terem suprimento constante de alimento num ambiente aquecido e quimicamente regulado, que é ótimo para seu próprio crescimento (RICKLEFS, 2009).

Na citação acima, de Ricklefs, observa-se a relação ecológica denominada:


Protocooperação.
Inquilismo.
Competição.
Amensalismo.
Mutualismo.
Páginas: 12345678